Para que serve um Manômetro?

 em Informações

O manômetro é um equipamento utilizado para medir a pressão atmosférica e a pressão de gases e líquidos. As aplicações desse equipamento são diversas, podendo ser utilizado para medir a pressão em máquinas industriais e pneumáticas, pressão arterial etc.

Existe ainda a possibilidade de utilizar esse instrumento para a determinação da velocidade de um fluido em movimento a partir da equação de Bernoulli. Sabemos que, na região onde um fluido movimenta-se, ocorre diminuição de pressão. Sendo assim, conhecendo a diferença de pressão gerada pela passagem do vento, por exemplo, podemos determinar a sua velocidade.

O tipo mais simples de manômetro é o de mercúrio. Nesse equipamento, o metal líquido é colocado em um recipiente em formato de U em que uma das extremidades está em contato com o material que terá a pressão aferida, e a outra extremidade está em contato com a pressão atmosférica.

A diferença de pressão entre as extremidades gera uma diferença na altura da coluna de mercúrio. Essa diferença de altura é utilizada para a determinação da pressão desejada por meio da lei de Stevin.

A diferença de altura da coluna de líquido proporciona a determinação da pressão do gás
A diferença de altura da coluna de líquido proporciona a determinação da pressão do gás

Manômetro de Bourdon

O manômetro de Bourdon foi criado por Eugene Bourdon em 1849, na França. Nesse equipamento, há um tubo metálico fechado e enrolado em espiral em uma das extremidades. A extremidade livre é colocada em contato com o material que se quer descobrir o valor da pressão.

Modificando-se o valor da pressão no interior do tubo, a tendência do metal em espiral é desenrolar-se e movimentar um ponteiro que indica os valores de pressão. Esse equipamento é o mais utilizado na indústria para aferimento das pressões de bombas e diversos equipamentos.

Esfigmomanômetro

O esfigmomanômetro é o equipamento utilizado para aferimento da pressão arterial. Esse instrumento funciona por meio da junção de um manômetro, estetoscópio, manguito, tubos que permitem a passagem de ar e insuflação de uma braçadeira. Ao se interromper momentaneamente o fluxo de sangue com o manguito, o fluido é liberado e pode ter a sua pressão determinada pelo manômetro. O estetoscópio é utilizado para ouvir os sons emitidos dos batimentos dos vasos sanguíneos, chamados de sons de Koroticoff.

Esse é o esfigmomanômetro
Esse é o esfigmomanômetro

Unidades de medida de pressão

  • atm (atmosfera): 1 atm corresponde à pressão exercida pela coluna de ar atmosférico sobre uma região. A pressão atmosférica normal é determinada ao nível do mar;
  • mmHg: a unidade milímetros de mercúrio (mm Hg) é definida a partir da pressão gerada por uma coluna de mercúrio sobre determinada região. O termo mmHg foi substituído pelo termo torr, sendo assim:

1 mmHg = 1 torr

  • PSI: A libra por polegada quadrada é muito utilizada para medir a pressão dos pneus de veículos;
  • Pascal: é a unidade utilizada para a pressão exercida a partir da aplicação de uma força sobre uma área.

1 atm = 1 x 105 Pa = 760 torr
Por Joab Silas
Graduado em Física

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/fisica/para-que-serve-um-manometro.htm

Deixe um Comentário